domingo, 29 de junho de 2008

Daring Bakers - Danish



Este mês comecei a participar de um grupo chamado "Daring Bakers". O Daring Bakers nos desafia mensalmente através de uma receita um pouco mais "complicada" do que o usual. Durante o mês do desafio, podemos tirar duvidas com outros bloguistas participantes e ao final podemos ver como uma mesma receita pode ter tantos resultados e aparências diferentes.

O desafio de junho foi um Danish com recheio de maçã. Eu fiz a receita de acordo com as intruçoes e não modifiquei nenhum ingrediente. Apenas fiz 2 tranças ao invés de uma pois tive que congelar um pedaço. Segue abaixo a receita:

MASSA DO DANISH

Rende uma massa de 2-1/2 pounds

Ingredientes
Para a massa (Detrempe)
1 oz fermento fresco ou 1 colher (sopa) de active dry yeast
1/2 copo de leite integral
1/3 copo de açucar
Raspas de 1 laranja
3/4 colher (chá) de cardamom em po
1-1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 pauzinho de baunilha, cortado ao meio e raspado
2 ovos grandes, gelados
1/4 copo de suco de laranja fresco
3-1/4 copo de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal

Para o bloco de manteiga(Beurrage)
1/2 pound manteiga sem sal gelada
1/4 copo de farinha de trigo

MASSA

Bata o fermento e o leite com uma batedeira manual, em velocidade baixa. Adicione o açucar, a casca de laranja, o cardamom, as raspas de baunilha, a essência de baunilha, os ovos, e o suco de laranja. Misture bem. Peneire a farinha de trigo e o sal e faça um buraco no meio, como se fosse um vulcão. Assegure-se de que as "paredes" do seu vulcão sejam espessas e de tamanhos iguais. Coloque o liquido no meio do vulcão. Com a ponta dos dedos, misture o liquido e a farinha, começando pelo meio até as bordas. Quando os ingredientes estiverem encorporados, comece a trabalhar a massa com as mãos até que fique suave e fácil de manusear, por aproximadamente 5 a 7 minutos. Você poderá adicionar mais farinha de trigo se a massa estiver muito grudenta. Transfira a massa para uma forma levemente untada, cubra com um plástico e leve a geladeira por 30 minutos.

BLOCO DE MANTEIGA
1. Junte a manteiga e a farinha numa tijela e bata com uma batedeira manual, em velocidade média, por uns 2 minutos. Deixe a massa de lado, em temperatura ambiente.
2. Assim que a massa (detrempe) tenha ficado 30 minutos na geladeira, coloque numa superficie levemente enfarinhada. Abra a massa no formato de um retângulo de aproximadamente 18 x 13 inches e com espessura de ¼ inch. A massa pode estar um pouco grudenta, então polvilhe levemente com farinha. Passe a manteiga uniformemente do meio até apenas uma das beiradas, para que cubra apenas dois terços da massa. Dobre a massa que está sem a manteiga sobre a parte com manteiga. A primeira parte se completou. Coloque a massa numa forma e leve à geladeira por 30 minutos.
3. Coloque a massa no sentido do comprimento numa superficie enfarinhada. Abra a massa em outro retângulo de aproximadamente 13 x 18 inch,com espessura de ¼-inch. Novamente, dobre um terço da parte esquerda até o centro e então a parte da direita até o centro. Não se adicionará mais manteiga já que ela já está na massa. A segunda parte está completa. Levar a geladeira por mais 30 minutos.
4. Abra, vire e leve a massa à geladeira por mais duas vezes, num total de quatro viradas individuais. Certifique-se de que você está contando os passos. Leve a massa à geladeira apos o ultimo passo, por no minimo 5 horas ou de um dia para o outro. A massa do Danish agora está pronta para ser usada. Se a massa não for usada dentro de 24 horas, ela deve ser congelada.

RECHEIO DE MACA
Suficiente para 2 tranças

Ingredientes
4 maçãs Fuji, descascadas, sem sementes e cortadas em quadradinhos pequenos
1/2 copo de açucar
1 colher (chá) de canela em po
1/2 pauzinho de baunilha, cortado ao meio e raspado
1/4 copo de suco de limão fresco
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Junte todos os ingredientes numa tijela, exceto a manteiga. Em uma panela, derreta a manteiga até que fique com uma cor marrom clara, por aproximadamente 6 - 8 minutos. Ai então adicione a mistura de maçãs e cozinhe até que as maçãs fiquem bem molinhas e caramelizadas, por 10-15 minutos. Coloque as maçãs cozidas em uma forma para que esfriem completamente antes de usá-las para a trança.

TRANCA DE DANISH

Ingredientes
1 receita da massa de Danish
2 copos de recheio de maçã

Para pincelar sobre a trança: 1 ovo grande e 1 gema de ovo

1. Coloque papel manteiga sobre a forma. Numa superficie enfarinhada, abra a massa de Danish num retângulo de tamanho 15 x 20-inch, com ¼ inch de espessura. Se a massa estiver elástica e encolher ao abri-la, deixe descansar por alguns minutos e então tentar abri-la novamente. Coloque a massa na forma
2. Em um dos lados da massa, faça cortes paralelos de 5 centimetros. Faça o mesmo do lado oposto, deixando a parte central sem cortes, para colocar o recheio.
3. Coloque o recheio. Comece a trançar a massa, de cima para baixo. Dobre o lado direito sobre a massa e depois o esquerdo, e assim por diante, até terminar. Pincele a mistura de ovo sobre a trança

Ultima parte
1. Passe spray de oleo num pedaço de plástico e coloque sobre a trança. Deixe em temperatura ambiente ou, se possivel, num ambiente à 90F por aproximadamente 2 horas, ou até que a trança dobre de volume e esteja macia ao tocar.
2. Pré aqueça o forno a 400F. Coloque a forma no centro do forno.
3. Asse por 10 minutos e vire a forma para o lado oposto para que a parte de trás esteja agora na parte da frente. Abaixe a temperatura do forno para 350F, e asse por 15-20 minutos ou mais, ou até que a massa esteja dourada. Deixe esfriar e sirva morna ou fria. A trança pode ser mantida por 2 dias na geladeira ou congelada por 1 mês.

5 comentários:

Lorrie disse...

yum, great job!

Ben disse...

Great job! Excelente trabajo.

Your pics look delicious

Thank you for baking with us :)

Barbara disse...

It looks very flaky.

Jenny disse...

I don't know what your post said (though I can guess) but your danish looks nice and flaky.

breadchick disse...

Well done on the challenge!